É consenso entre os estudiosos e profissionais da educação o valor inestimável do Projeto Político-Pedagógico de uma instituição de ensino. Dele emanam as concepções, finalidades e prioridades que norteiam as ações da comunidade escolar. Ele congrega o passado, o presente e o futuro, ou seja, representa o mais importante: a identidade da escola.
O interesse em abordar o tema “os desafios da construção, implementação e avaliação do projeto político pedagógico na educação infantil”, surgiu a partir dos desafios contemporâneos que colocam as unidades escolares em confronto com as mais diversas situações de conflito e fragmentação no campo educacional, onde impera a necessidade de instaurar-se, sobretudo nas escolas, uma mudança na maneira de pensar e agir em educação.
Para tanto, consideramos que a LDB 9394/96 ao instituir em seu Art. 12 a
incumbência aos estabelecimentos de ensino de “elaborar sua proposta pedagógica
Articular-se com as famílias e a comunidade criando processos de integração da sociedade com a escola”, torna diretamente possível às escolas a mobilização social intermediada pelo ppp que se constitui peça chave no processo de ensino aprendizagem.
A elaboração, implementação e avaliação do Projeto Político Pedagógico no contexto da educação infantil é emergente no contexto educacional.
É pertinente o estabelecimento de relações do Projeto e o Regimento Escolar por meio de análises e reflexões pautadas num estudo teórico. A idéia é fortalecer o papel da equipe de gestão junto aos professores e comunidade para a construção, elaboração e intervenção de um projeto que abarque na ação crítica e criteriosa da equipe gestora que contemple de fato as necessidades do contexto escolar e da realidade da comunidade.
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário