domingo, 17 de janeiro de 2010

Reflexões : PPP - ILMA PASSOS

Falar em inovação e projeto político-pedagógico tem sentido se não esquecermos qual é a preocupação fundamental que enfrenta o sistema educativo: melhorar a qualidade da educação pública para que todos aprendam mais e melhor. Essa preocupação se expressa muito bem na tríplice finalidade da educação em função da pessoa, da cidadania e do trabalho. Desenvolver o educando, prepará-lo para o exercício da cidadania e do trabalho significa a construção de um sujeito que domine conhecimentos, dotado de atitudes necessárias para fazer parte de um sistema político, para participar dos processos de produção da sobrevivência e para desenvolver-se pessoal e socialmente.
Devemos, no entanto, ter consciência que a instituição educativa não é apenas reprodutora das analogias sociais e valores dominantes, deve funcionar também como uma entidade de reflexões e de inovações, produzindo aberturas para enfrentar o trabalho fragmentado.
Há que se pensar na perspectiva da inovação emancipatória, tanto na forma de estabelecer o processo de trabalho pedagógico, como na unicidade da teoria e da prática, culminando na gestão democrática. Levando em conta que é através da inovação emancipatória que se viabiliza o projeto de modo real como articulador da reflexão e da ação da escola, registrando os resultados do processo reflexivo e as decisões tomadas, formalizadas na postura coletiva de intenções, onde todos tenham direito a voz e a eficaz participação social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário