sábado, 16 de janeiro de 2010

Reflexões : PPP - GADOTTI

A educação é um processo de longo prazo, por isso, o projeto pedagógico das escolas deve estar sempre em construção. Isso requer um novo modo de ver e de fazer a escola. Propõe que o educador redefina a sua atuação no entendimento da mesma, como ação integrada com seus iguais e numa perspectiva interdisciplinar.
Significa repensar e abrir-se para novas formas de organização para as práticas pedagógicas. Uma organização para a prática e integração. Cumpre, também, o delineamento da direção a ser dada ao processo educação. A direção é a substância da construção do projeto pedagógico
A escola, enquanto espaço educativo é, por essência, lugar social da comunicação humana, reciprocidade e reversibilidade. A construção do projeto pedagógico se faz, então, vivenciando isso, pelo diálogo, pelo falar das aspirações e praticas relativas ao ensino-aprendizagem e ao fazer pedagógico global.
A discussão é a estratégia básica para a publicação daquilo que os professores e alunos fazem na escola, do que pensam, sabem e experimentam de seus valores de vida e convivência.
A teoria não é por si só, a solução para práticas novas. Logo, não basta e não se pode trocar de uma para outra. Ela está no âmago de qualquer prática. Devem as teorias iluminar e conduzir as práticas e, nelas, devem encontrar explicações e fundamentação. Daí, a necessidade da atitude de constante reflexão e teorização das práticas escolares por seus atores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário