Um marco distintivo que caracterizou a lógica de gestão dos Processos educacionais sob as políticas de educação no município de Sobral é o “Trabalho de resultados”, com foco na alfabetização, definida segundo critérios objetivos de mensuração e avaliação mediante métodos e teorias pedagógicas estabelecidas, cujas metas de aprendizagem deveriam ser cumpridas pelas escolas da rede pública, para isso tornadas “autônomas”, sob permanente capacitação, monitoramento e avaliação de resultados.
A escola passa a perseguir metas estabelecidas em meio a formas de reconhecimento e premiação mediante incentivos pecuniários aos diretores e vice-diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores alfabetizadores pelo desempenho no trabalho de alfabetização.
Dessa forma, as políticas educacionais no município adquirem seu renovado reconhecimento oficial como uma experiência modelar, em meio a certezas, sobretudo dos dirigentes e educadores, em geral, de que tal experiência vem atendendo os imperativos de justiça, cidadania e inclusão social.
Acredito que não há nenhuma mágica na bem sucedida experiência de Sobral com alfabetização e melhora dos índices educacionais no município; o que foi feito ali foi direcionar corretamente os investimentos, estabelecer metas, avaliar resultados e, principalmente, priorizar a educação com total centralidade na criança. O que deveria ser feito em todos os municípios do Brasil.
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário